Distribuidora de produtos químicos

Como evitar a formação de H2S nas tubulações?

Como evitar a formação de H2S nas tubulações?

Como evitar a formação de H2S nas tubulações?

14/07/2022

A produção de petróleo em escala industrial pode ocorrer de dois modos, em terra (onshore) ou no mar (offshore). Quando no mar, a produção faz com que gás e fases líquidas sejam transportados por longas distâncias antes de serem separados. Isso envolve diversas mudanças físicas, mecânicas, químicas e depende, inclusive, da composição original do petróleo, tornando o escoamento realmente complexo.

Com toda essa complexidade, surgem alguns desafios operacionais. Um bom exemplo é o emprego de aditivos com solubilidade seletiva, ou seja: são solúveis em apenas uma das fases do sistema. Geralmente, a água presente no escoamento de tubulações de petróleo é um fator altamente indesejado, causador de prejuízo. Ela está muito atrelada ao processo de injeção de água do mar para manutenção de pressão no reservatório, mas pode conter contaminantes, como bactérias que geram reações distintas no fluxo multifásico.

Uma situação recorrente é a água propiciar a formação de H2S, que é corrosivo, tóxico e reduz a eficiência da produção. Esse sulfeto precisa ser consumido por alguns aditivos químicos, como o SULFA CLEAR 8847, nas tubulações e tanques de armazenamento de hidrocarbonetos. Esse produto tem um grande diferencial que é a sua solubilidade em óleo, fator que ajuda a eliminar a água, o Sulfeto de Hidrogênio e se mantém estável em altas temperaturas. Por ter uma base amínica e pH alto, evita os danos causados por H2S em sistemas multifásicos.

Quer saber mais dos nossos produtos, suas solubilidades e indicações? Contate nosso time de especialistas Energy.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.