15/02/2023
Os alvejantes são muito apreciados quando o assunto é tirar manchas difíceis e deixar aquela roupa branca com cara de nova. Eles são capazes de retirar manchas indesejáveis em tecidos, e como o próprio nome já diz, alvejar (branquear), por isso também são conhecidos como “branqueadores”.
Para entender a ação dos alvejantes é preciso saber como as cores nos tecidos são produzidas. O movimento de elétrons, quando mudam de níveis de energia, é responsável pela coloração. Para alvejar um tecido é preciso oxidá-lo, ou seja, fazer com que ele perca elétrons. A remoção de manchas e o clareamento de tecidos acontecem pela oxidação de moléculas orgânicas, como gorduras e corantes que aderem às fibras. Dessa forma, todos os alvejantes são considerados agentes oxidantes – provocando a oxidação de outras espécies químicas que reagem com eles.
Os oxidantes mais usados são o Cloro (Cl2), os hipocloritos (ClO-) e peróxido de hidrogênio (H2O2), sendo que os hipocloritos de sódio (NaClO) e de cálcio Ca(ClO)2 são os mais empregados pela Indústria Têxtil.
A oxidação também pode ser empregada para a restauração de pinturas e obras de arte, um tratamento mais complexo e que demanda outros produtos na composição, tendo em vista a delicadeza das peças e o seu tempo de vida.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, Curiosidades da Química e informações sobre nossos produtos e suas aplicações.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.