13/10/2022
No refino de combustíveis tradicionais e renováveis, a sulfetação é uma operação chave na ativação do catalisador. Contudo, por possuir um alto teor de enxofre e baixa temperatura de decomposição, esse tipo de reação costuma possuir um odor extremamente desagradável e sua propagação pode causar grande incômodo para os trabalhadores da refinaria ou comunidade vizinha.
Um produto muito comum no mercado e utilizado para catalisar a sulfetação é o DMDS (Dissulfeto de Dimetilo), que além do forte odor, possui um ponto de inflamação de 16°C (61 °F), o que configura grandes riscos de incêndio durante o uso. Outro detalhe do DMDS é que normalmente ele requer armazenamento sob pressão de nitrogênio em recipientes fechados, aumentando os custos da operação.
O agente sulfetante de catalisador SulfrZol® 54 do nosso portfólio é uma alternativa premium e possui um ponto de fulgor mais alto, baixo odor e uma tecnologia que melhora as emissões de poluentes, oferecendo uma ativação de catalisador mais segura, limpa e eficaz. Além disso, não possui regulamentação para transporte e pode ser armazenado com segurança e facilidade em contêineres ou a granel.
Outro diferencial são os produtos da reação, já que o SulfrZol® 54 se decompõe em isobutano e H2S, enquanto DMDS se decompõe em metano e H2S.
Confira abaixo mais alguns benefícios do produto:
Alto teor de enxofre com baixo odor;
Fácil manuseio e baixo risco de incêndio;
Boa estabilidade de armazenamento;
Baixa viscosidade;
Solúvel em hidrocarbonetos líquidos de refinaria.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, Curiosidades da Química e informações sobre nossos produtos e suas aplicações.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.