04/07/2023
Também chamado de álcool metílico, o metanol é o mais simples dos álcoois. Grande parte deste químico é utilizado na fabricação de formaldeídos. Contudo, por ser considerado um combustível de alta octanagem, ele também é utilizado em veículos de corrida. É neste cenário que as chamas “invisíveis” do metanol geram cenas bem angustiantes. Em alguns acidentes registrados em vídeo é possível ver os pilotos desesperados em meio a chamas que ninguém conseguia ver.
Mas, por que a chama do metanol é “invisível”? A química explica!
A cor da chama de uma substância depende basicamente do elemento químico presente em maior abundância no material em combustão. A cor mais comum é o amarelo-alaranjado, resultado da combustão do sódio (Na). Em incêndios florestais, é comum observar chamas violetas, resultantes do potássio (K) presente na madeira. Já no caso do metanol, por não possuir nenhum elemento químico que dá cor à chama, esse subproduto se torna transparente.
(Fontes: Pereira e Andrade, 1998; Superinteressante, 2016; Britannica)
Quer saber mais sobre outras curiosidades da química? Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato com o nosso time de especialistas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.