Distribuidora de produtos químicos

A IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA NO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO.

A IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA NO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO.

A IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA NO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO.

09/02/2022

O novo Marco Legal do Saneamento já está em andamento há 2 anos, e a meta do Governo Federal é alcançar a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que um percentual maior da população brasileira tenha acesso à água potável, assim como tratamento e coleta de esgoto. Além destas metas, foram definidas, também, regras voltadas para drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos.

Trata-se de um passo importante para mudar a realidade de milhões de brasileiros que têm a saúde e a qualidade de vida afetadas pela falta de acesso aos serviços mais básicos. A nova lei traça metas ousadas para a universalização do acesso aos serviços de saneamento:

·         Aumentar de 53,2% para 90% o total de pessoas com acesso à coleta de esgoto até o final de 2033.

·         Elevar de 83,6% para 99% o total de brasileiros com água tratada à disposição no mesmo prazo.

O Marco Legal do Saneamento Básico pode significar uma oportunidade interessante para a indústria química nacional, pois a iniciativa promete elevar, substancialmente, a demanda por produtos químicos. A ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química, já destacou o avanço que o projeto trará para o próprio segmento. Segundo a associação, com um mercado em expansão, os fabricantes de produtos químicos para saneamento e tratamento de água e esgoto terão a oportunidade de promover novas tecnologias que poderão priorizar a sustentabilidade, eficácia e segurança para tratamento de água consumo humano e tratamento de esgoto doméstico.

O setor químico pode apresentar novos produtos e soluções sustentáveis para o mercado da construção civil (aditivos para melhorar a qualidade do concreto e isolamento acústico e térmico) e automobilístico, como carros produzidos a partir de estruturas mais leves. Na agricultura, a Química contribui com sementes mais resistentes e de alto rendimento, e na produção de energia, com a confecção de placas solares e artefatos na geração eólica. Outra solução vinda da Química é a produção de intermediários químicos para a indústria farmacêutica.

O Marco Legal do Saneamento é uma tentativa de oferecer dignidade a milhões de brasileiros que não têm coleta de esgoto nem água tratada. Trata-se, também, de uma oportunidade para empresas do setor, criando parcerias com órgãos estatais ou mesmo participando como iniciativa privada.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.