Distribuidora de produtos químicos

Fabricação de filmes agrícolas biodegradáveis e compostáveis com ecovio® M 2351.

Fabricação de filmes agrícolas biodegradáveis e compostáveis com ecovio® M 2351.

Fabricação de filmes agrícolas biodegradáveis e compostáveis com ecovio® M 2351.

15/09/2022

Na agricultura, usa-se o termo áreas de cultivos protegidos para determinar as áreas cultiváveis que possuem proteção com técnicas para minimizar os efeitos da ação de externalidades, como clima, pragas e doenças. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial com 30 mil hectares de áreas de cultivo protegidos, atrás da Espanha (69 mil hectares) e México (40 mil hectares), países com extensão territorial muito menor que a nossa. Ao mesmo tempo, enquanto por aqui o consumo de plástico pela agricultura gira em torno de 3%, em países como Japão e em alguns locais da Europa o valor é, em média, de 10%.

O uso de plásticos está presente em praticamente todas as etapas do cultivo, durante o plantio (cobertura, proteção, irrigação) até a colheita, armazenagem e distribuição. Os filmes agrícolas, por exemplo, são utilizados para aumentar a produtividade das lavouras, pois controlam a temperatura do solo, o crescimento das plantas daninhas e o consumo de água. Após a colheita, entretanto, é praticamente impossível para o agricultor retirar esses filmes completamente, e os resíduos são depositados no solo e se acumulam.

Para resolver esse dilema ambiental e ainda promover ganhos aos agricultores, o biopolímero biodegradável e compostável ecovio® M 2351 do nosso portfólio é altamente indicado na substituição do polietileno convencional. Devido a sua constituição pelo copoliéster biodegradável ecoflex® (PBAT), os filmes fabricados com ecovio® podem ser deixados no solo ao final da colheita, substituindo o árduo trabalho de sua remoção.

Os microrganismos que vivem naturalmente no solo, como bactérias ou fungos, reconhecem a estrutura do filme ecovio® M 2351 como alimento metabolizável e os produtos restantes após a biodegradação realizada são CO², água e biomassa.

Quer saber mais sobre outras oportunidades de negócio para a indústria do plástico na agricultura? Continue acompanhando nossas redes sociais ou entre em contato com o nosso time de especialistas em biopolimeros@additiva.com.br.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.