18/07/2022
O transporte de substâncias em tubos ou por dentro de equipamentos metálicos pode implicar, ao longo do tempo, no fenômeno da incrustação. Esse processo ocorre com o acúmulo de materiais indesejáveis presentes nos fluidos, que se precipitam na superfície das paredes, prejudicando a passagem de compostos por cada etapa industrial.
Os impactos negativos se dão na indústria química, alimentícia, farmacêutica e no setor petrolífero. Assim, identificar a ocorrência das incrustações no seu estágio inicial e, claro, preveni-las são ações fundamentais para garantir a otimização do processo produtivo.
Dentre os minerais depositados, destacam-se os carbonatos, sulfatos, compostos de ferro e manganês; tratando-se dos orgânicos, estes podem ser provenientes de microrganismos vivos ou mortos. Vale dizer que com uma concentração de sal elevada, como em plataformas ou equipamentos que lidam com frações de petróleo, a produção desses depósitos ou incrustações é intensa.
LUBRIZOL™ 2600 é um dispersante livre de cinzas formado a base de grupos amínicos e poliolefinas, que combatem o agrupamento dos resíduos que podem impedir a circulação dos líquidos e gases pelos diferentes equipamentos da refinaria.
Acompanhe nossas redes sociais e saiba como evitar problemas em diferentes etapas do processo de refinaria.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.