Distribuidora de produtos químicos

Por que choramos ao cortar cebola?

Por que choramos ao cortar cebola?

Por que choramos ao cortar cebola?

04/10/2022

A queridinha de todo cozinheiro aparece com (muita) frequência na culinária. Hoje, é difícil imaginar uma receita em que a cebola não faça parte, seja ao ser empregada fresca como base aromática, como tempero para opções de receitas salgadas, como componente ou, até mesmo, como prato principal.


Além do sabor extremamente característico e marcante, a cebola possui um papel importante na saúde, pois contém inúmeros nutrientes como cálcio, fósforo e vitamina C. Inclusive, seu grande potencial antioxidante tem chamado a atenção de estudiosos, uma vez que na sua composição existem sulfurados relacionados a inibição do desenvolvimento de células cancerígenas no organismo.

Se a rainha da versatilidade culinária é tão maravilhosa, por que nos faz chorar tanto?


A cebola faz parte de um grupo peculiar de vegetais e plantas, como o alho e a cebolinha, que contêm em suas células compostos sulfúricos - que apresentam átomos de enxofre na sua estrutura, responsáveis pelo sabor característico da cebola. Quando a cebola está intacta, esses compostos permanecem protegidos dentro da célula, em uma estrutura chamada vacúolo. Quando a cebola é cortada, as suas células se rompem e enzimas alinases começam a converter esses compostos em um ácido que se decompõe em gases que irritam os olhos. Entre eles está o propanetial-S-óxido C3H6SO, um gás altamente volátil que pode chegar rapidamente aos nossos olhos.


Acontece que, ao entrar em contato com a umidade dos olhos, ocorre a formação do ácido sulfúrico que provoca a sensação de ardor. Assim,  nossos olhos começam a produzir lágrimas na tentativa de diluir o ácido – um mecanismo de defesa para diminuir o incômodo.


Dica na Curiosidade:
Saiba que deixar a cebola na geladeira até 30 minutos antes de cortá-la pode ajudar, pois a temperatura mais baixa diminui a velocidade da reação. Outra opção é utilizar uma faca molhada, assim o gás entra em contato primeiramente com a faca, diminuindo a incidência nos olhos.


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, Curiosidades da Química e informações sobre nossos produtos e suas aplicações. 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.