Distribuidora de produtos químicos

Refrigerante de garrafa de vidro é mesmo diferente?

Refrigerante de garrafa de vidro é mesmo diferente?

Refrigerante de garrafa de vidro é mesmo diferente?

22/11/2022

O principal motivo que pode gerar diferença para os amantes de refrigerante é que alguns tipos de plástico podem liberar substâncias que alteram o sabor original da bebida, enquanto o vidro, mais neutro, interage bem menos com o líquido. O plástico é mais permeável que o vidro, então parte do gás tende a escapar para a parede da garrafa.


O outro motivo é que a garrafa de vidro influencia na quantidade de gás, que é um dos responsáveis por acentuar o aroma e sabor do refrigerante. Vamos entender um pouco mais sobre essa questão?


O gás carbônico (CO2) entra no refrigerante misturado com a água (H2O) na forma de ácido carbônico (H2CO3), esse ácido é instável: só sobrevive sob pressão. Quando você abre a tampa (seja da lata, da PET ou da KS), a pressão cai e o ácido se decompõe em gás e água instantaneamente, formando as bolhas. O vidro, como é bem mais rígido, aguenta uma pressão mais alta no momento do envase, e por isso preserva mais ácido carbônico até o momento da abertura - as embalagens de plástico e alumínio, por exemplo, poderiam deformar nessas condições.


Vamos com mais uma Curiosidade?

Os refrigerantes de máquina são feitos a partir da combinação do xarope, gás carbônico e água na hora que você aperta o botão. Os dois primeiros vêm de fábrica, mas a água é filtrada no próprio estabelecimento, o que pode alterar o gosto conforme o restaurante.


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, Curiosidades da Química e informações sobre nossos produtos e suas aplicações.


Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.