25/02/2022
Para o bom desempenho de uma indústria, alguns processos são de extrema importância, e um dos responsáveis pela máxima eficiência dos equipamentos industriais e pela qualidade na produção de peças em metal é o sistema de lubrificação.
A lubrificação tem por objetivo reduzir o atrito entre duas superfícies em movimento relativo por meio da introdução de uma substância entre elas. Esse atrito pode ser resultante de diversos processos industriais, como por exemplo o trabalho realizado pelo maquinário. Desta forma, se considerarmos que o setor de manutenção é o principal responsável por garantir que os equipamentos estejam em pleno funcionamento, a lubrificação é o grande pilar para se atingir a qualidade total.
Os lubrificantes agem formando uma película protetora entre as duas superfícies, amenizando o atrito entre elas, reduzindo o desgaste das peças, protegendo contra corrosões, facilitando na limpeza e manuseio ou evitando a fadiga de componentes mecânicos.
Confira os benefícios da utilização correta de lubrificantes:
· Controle da temperatura: absorve o calor gerado pelo atrito entre as superfícies;
· Vedação: impede a entrada de partículas sólidas estranhas;
· Proteção contra a corrosão: previne os fenômenos de corrosão e oxidação das peças metálicas;
· Limpeza das peças: remoção de contaminantes carregados pelos lubrificantes durante a operação;
· Redução de choques: o filme lubrificante tem a capacidade de absorver a energia do impacto entre superfícies sólidas.
Quer saber mais sobre fluidos e lubrificantes? Entre em contato com nosso time de especialistas em vendas@additiva.com.br.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.