16/08/2022
Você já reparou que todas as embalagens plásticas têm um número dentro do triângulo, que é o símbolo da reciclagem? Essa diferença dos números, que varia entre 1 e 7, foi pensada, pois nem todo plástico tem a mesma composição - alguns são mais rígidos e pesados, outros mais flexíveis e leves.
Na hora da separação dos plásticos que serão reciclados, essa informação faz toda a diferença. Os símbolos e códigos são muito úteis para os catadores de materiais recicláveis e para os programas de coleta de resíduos. Cada número indica um plástico diferente para facilitar a separação, tornando o material mais homogêneo para ser reciclado.
Vamos conhecer esses números e a quais tipos de plásticos eles se referem?
Número 1 – PET – Polietileno Tereftalato
É encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e água, óleo, embalagens plásticas de antisséptico bucal e outros.
Número 2 – PEAD – Polietileno de Alta Densidade
É o plástico utilizado comumente em embalagens de iogurte, sucos, frascos de leite, produtos de limpeza e potes de sorvete.
Número 3 – PVC – Policloreto de Vinila
Pode ser adquirido por consumidores sob forma de itens de higiene pessoal, frascos de remédio ou brinquedos.
Número 4 – PEBD – Polietileno de Baixa Densidade
Esse tipo de plástico se encontra nas sacolas plásticas de supermercados, bolsas de soro fisiológico, entre outros.
Número 5 – PP – Polipropileno
Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros.
Número 6 – PS – Poliestireno
Usado em copos e pratos descartáveis (de uso único), pote para iogurte, bandejas e embalagem para ovos.
Número 7 – Outros
Símbolo encontrado em embalagem multicamada para biscoitos e salgadinhos, mamadeiras, CD, DVD e algumas utilidades domésticas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.