26/01/2023
Talvez você não faça uma associação direta com o nome, mas com certeza já se deparou com vários tipos deles pelo menos uma vez, seja em embalagens de bolsas, remédios ou sapatos novos. Os saquinhos de sílica são dessecantes, absorvem a umidade de até 40% do seu próprio peso em vapor de água. Por isso, são colocados em caixas ou outros recipientes de produtos sensíveis à umidade, contribuindo para prolongar a vida útil dos objetos.
A sílica é um mineral não tóxico e de ocorrência natural, considerado quimicamente inativo e facilmente obtido e processado, com pouca probabilidade de causar efeitos negativos de longo prazo. De fórmula química SiO₂ (dióxido de silício), a sílica é eco-friendly e considerada por alguns pesquisadores como a melhor alternativa para as microesferas de plástico nos cosméticos.
Como a maioria das pessoas não sabe para que serve esses sachês de sílica, muitos acabam indo para a lixeira comum, quando, na verdade, poderiam ter diversas outras funções. A sílica pode ser usada em locais que necessitem de conservação e cuidados contra corrosão, como gavetas, porta-joias, guarda-roupas, caixas de ferramentas e cofres, por exemplo; além disso, trata-se de uma excelente opção para deixar no painel do carro, pois ajuda a manter o para-brisa limpo e claro em dias de chuva.
Em geral, quando o gel de sílica está rosado, significa que ela já está com muita umidade, o que depende muito mais do tempo de uso do que um prazo de validade pré-determinado. Além disso, há opções de reciclagem disponíveis, considerando um processo para que umidade evapore e o seu gel retorne à cor azul.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, Curiosidades da Química e informações sobre nossos produtos e suas aplicações.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.