25/04/2023
Na última sexta-feira, 14 de abril, foi comemorado o Dia Mundial do Café – uma das bebidas mais adoradas do mundo. Sabe-se que o café foi descoberto há mais de mil anos na Etiópia, mas foi na Arábia que sua vitória aconteceu. No Brasil, a cultura do café chegou em 1727, o que liderou ao nosso país estar entre os maiores produtores e ser considerado o segundo maior consumidor de café em âmbito mundial.
O grão de café é rico em mais de 30 minerais, lipídios, carboidratos e proteínas. A principal utilização, é claro, está no preparo da bebida quente. O sabor e aroma do café são bastante complexos e resultantes da presença combinada de constituintes químicos voláteis e não voláteis, entre eles: sucos, aldeídos, cetonas, aminas, açúcares, proteínas, aminoácidos, preparados e compostos fenólicos. Tem muita Química nessa bebida tão querida.
A cafeína, uma das mensagens de maior interesse proveniente do café, é um composto químico orgânico é designado como alcalóide, uma substância orgânica extraída de plantas e que contém - ela é a responsável pelo sabor amargo da bebida. Devido às suas características estimulantes do sistema nervoso central, essa substância é amplamente utilizada na produção de medicamentos e suplementos, assim como pelas indústrias de bebidas e alimentos.
Antes de chegar até nossa casa, o café passa por vários processos. O processamento dos grãos envolve a separação de semente, secagem dos grãos, torra e moagem. O sabor e o aroma do café dependem, principalmente, do processo de torção utilizado, pois vários dos componentes químicos são gerados ou convertidos em outros componentes nessa etapa.
Curiosidade! Você sabia que para que o café esteja adequado para a compreensão e siga as prateleiras, algumas análises físicas-químicas precisam ser experimentadas? Acidez, condutividade, teores de açúcares totais, compostos fenólicos e atividade da polifenoloxidase são algumas das medições captadas pelo setor de qualidade antes dos grãos estarem disponíveis para o nosso consumo.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, Curiosidades da Química e informações sobre nossos produtos e suas aplicações.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.